Internet

Sistema

Tecnologia

A Internet banda larga via rádio funciona sem fios, através de bases transmissoras instaladas em locais estratégicos. O módulo de recepção recebe o sinal da internet que é instalado em sua casa ou escritório.

Essa conexão não necessita de meio físico para transmissão de dados, somente é necessária a instalação da antena receptora, que geralmente, é fornecida pela empresa prestadora do serviço. Além disso, não é necessário ter uma conta de linha telefônica, modem ou provedor que faça a autenticação da navegação.

Arquitetura

Tecnologia

O provedor de internet via rádio deve possuir várias torres de internet que são distribuídas pelas localidade em que ele vai prestar o serviço, e cada uma é responsável pela transmissão de uma parte da cidade. As torres são chamadas de POPs e possuem o objetivo de transmitir o sinal da internet. Mas vale lembrar que se não houver um planejamento adequado, pode acarretar na perda do sinal.

A instalação da antena é realizada quando você adquire a internet via rádio e deve ser colocada no topo das residência e prédios para que seja possível enxergar a torre sem obstáculos. A torre enviará o sinal para a antena que através de um cabo irá transmitir para o modem.

Vantagens

Tecnologia

Internet 24h por dia – O motivo principal, neste momento, é o fato de que você não precisará contratar pacotes adicionais para ter a internet à sua disposição. Ou seja, poderá usufruir de serviços como Netflix, por exemplo, e não precisará ter que desembolsar a cada hora que ultrapassar o limite da franquia.

Custo-benefício – Sem dúvida, uma das principais vantagens da internet via rádio é a relação custo-benefício se comapararmos com outras formas de conexão banda larga e de internet móvel. Geralmente, é oferecido aos usuários valores acessíveis.

Alcance – Os provedores de internet via rádio, geralmente, atendem área como periferias e zonas rurais, onde não é possível contratar internet a cabo ou com fibra-ótica.

Velocidade da internet – Caso a instalação seja feita corretamente, a velocidade da internet será rápida.

DESVANTAGENS DE OUTROS SISTEMAS EM RELAÇÃO AO NOSSO SISTEMA

Quando usado em baixa frequência

Má qualidade da instalação – Um dos principais problemas em que podem ocorrer com a internet via rádio é devido ao problema de instalação de má qualidade ou ainda fenômenos naturais. Por isso, é necessário que a instalação seja realizada de maneira correta posicionando a antena receptora em um local não distante da torre de transmissão e que permita boa visibilidade entre elas.

Funcionamento lento – em caso de P2P como torrent, por exemplo.

Problemas de estabilidade – em caso de mau tempo.

Quando utilizado tecnologia de ponta, conseguimos estabilidade no serviço e alta velocidade nas conexões.